Serviço Monitoramento Ambiental

Monitoramos de forma continuada as condicionantes de licenças ambientais relativas ao meios físicos, bióticos e antrópicos, considerando leis, técnicas e normas específicas para cada atividade. A Equipe da ASP está preparada para avaliar novos métodos e customizar processos de forma a reduzir custos aos nossos contratantes e torná-los mais competitivos.

Monitoramento dos aspectos e impactos ambientais dentro da ISO 14001

O principal objetivo é de avaliar as perdas de solo em uma bacia hidrográfica na utilização de técnicas de geoprocessamento (Sistema de Informação Geográfica - SIG), para mapeamento e quantificação do volume de material erodido em processos erosivos de diferentes causas e estágios. Podemos utilizar cartas planialtimétricas, imagens de satélite, fotos aéreas verticais, as quais são manipuladas em SIG por meio de programas como SPRING 4.1 e ArcGis, para análise multitemporal em um período de tempo. O método do cálculo da área e da taxa de produção de sedimentos de processos erosivos baseia-se na geração de MNT (Modelo Numérico do Terreno) e como resultado são gerados mapas temáticos conforme o empreendedor, órgão de planejamento ou agência de bacia demandem para auxiliar a tomada de decisão com redução de custos e tempo.

Medição de vazão de curva chave

A ASP possui em seu quadro, engenheiros com formação adequada para monitoramento de vazões em Bacias Hidrográficas. Nosso diretor, com Mestrado em Engenharia de Água e Solo, sugere que alguns cuidados devem ser tomados na seleção do local onde deverá ser realizado o monitoramento a fim de não alterar ou mascarar o real regime de escoamento.
Existem vários métodos utilizados no mercado mas a A.S.P. tem dado destaque para:

  • Vertedores
  • Calhas Parshall ou WSC
  • Estações Fluviométricas

Em todos os monitoramentos instalamos um linígrafo (existem diferentes níveis de automação), o qual mensura os valores de lâmina d’água em relação a uma referência geográfica. Quando a série de níveis é obtida, correlacionamos as vazões e geramos a curva-chave para a seção selecionada.

Infiltração de água no solo

O monitoramento da qualidade física do solo é importante para manter ou modificar o manejo caso esteja incorreto. Neste sentido, avaliar a propriedade física, taxa de infiltração de água, para monitorar a qualidade do solo nos diferentes tipos de uso e manejo se torna de extrema importância quando projetos de conservação do solo são executados em bacias hidrográficas.

Condicionantes de licença ambiental

A ASP monitora as condicionantes de licenças ambientais relativas aos meios físicos, bióticos e antrópicos, considerando leis, técnicas e normas específicas para cada atividade. A Equipe da ASP está preparada para avaliar novos métodos e customizar processos de forma a reduzir custos aos nossos contratantes e torná-los mais competitivos.

A ASP nos ajudou com louvor a conseguir uma concessão para implantar um Aterro Sanitário no Panamá no distrito de Veraguas. Só temos a agradecer.